FILOSOFIA DE ENSINO 

“Ao aprender, você ensinará; ensinando, você aprenderá. ”

- Provérbio do Latin

Minha filosofia de ensino é baseada nos princípios de mindfulness e inclusão. Com mais de vinte anos de experiência ensinando aulas de canto em escolas e estúdios particulares, e mais de vinte e três anos de experiência em performance, minha missão como professora é atender às necessidades dos meus alunos. Minha abordagem para ensinar técnica vocal funciona bem para todos os estilos de canto e com todos os níveis de habilidade, do iniciante ao mais avançado. Estou sempre comprometida em criar um ambiente de ensino inclusivo onde pessoas de várias origens, com experiências pessoais, valores e visões de mundo diversas, possam prosperar. Minhas experiências de vida me lembraram diariamente como esses fatores desempenham um papel significativo na vida de alguém e inspiram minha abordagem de ensino e orientação. Sempre aprendendo! 

Depoimentos

Cantor de ópera

Iniciei as aulas com a Juliana Franco em 2014 quando fazia o bacharelado em Canto na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Depois, mantivemos as aulas em formato particular. Agora, estou no doutoramento na Universidade de Lisboa e tenho a honra de ser sua orientanda e ainda, eterna aluna de canto. Obrigada pela sua versatilidade musical, por sua partilha com metodologias sempre aplicadas à minha necessidade, e, por ser tão humana e entender de voz como ninguém! Que venham mais anos de convivência e conhecimentos partilhados!

À quem deseja realmente aprender mais sobre voz, aperfeiçoar ou iniciar seus estudos de canto recomendo vivamente esta brilhante cantora, dubladora, performer, professora e amiga!

Aline Toledo

aluna no bacharelado em canto na UFRJ em 2014; aluna particular e  orientanda do doutorado na Universidade de Lisboa

Ópera de barcelona

A experiência que tive nas aulas de canto lírico com a Juliana Franco foram incríveis e determinantes pra minha vivência musical. Aprendi a respirar corretamente, colocar a voz no lugar certo e entender até onde eu podia ir dominando minha voz. Agradeço cada aula e cada ensinamento que tive!

Juliana Piva

aluna particular 

Violino e partituras

Juliana foi minha professora de canto por um curto período de tempo na UFRJ. Mas esse tempo foi precioso pra mim! Sempre muito doce e amável, com ela, aprendi técnicas que uso até hoje e que passo sempre para as minhas alunas! Que saudade que tenho das nossas aulas! 

Louise Monnerat

aluna UFRJ

(Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Piano on Stage

Conheci Juliana Franco na UFRJ, quando tive a oportunidade de ser seu aluno de Canto B, uma experiência maravilhosa e enriquecedora pra mim. Além de muito atenciosa, Juliana é uma professora exemplar, muito dedicada a todos os alunos e, com toda sua sensibilidade, consegue extrair o melhor de cada um. É uma cantora lírica excepcional, dona de uma voz belíssima, que marca a nossa geração. Uma mulher à frente do seu tempo, que tem o dom de transformar quem está à sua volta e com seu talento e seu dom, toca profundamente nossa alma!

Leandro Simões

aluno UFRJ

Bacharel em Piano

Partitura

"Fui aluna da Drª e Professora Juliana Franco  pela UFRJ em 2013. Porém antes, em 2011, por conta da perda do meu pai fui acometida de uma disfonia. Após 3 semestres e com a recuperação vocal, mas com problemas técnicos sérios tive o privilégio  de retornar as aulas e tê-la como professora, que sem medir esforços iniciou um processo de recuperação da minha voz através de exercícios técnicos diários, com um resultado sólido e eficaz, superando as minhas expectativas. Posso afirmar que além da sua paciência, dedicação e amor à arte do canto, o principal fator para tal foi a sua capacidade metodológica . Com estas virtudes, mesmo quando nem eu mesma acreditava, provou que um professor que acredita na capacidade do aluno e se põe no seu lugar ,exerce o papel de divisor entre dificuldades que surgem no decorrer do caminho e seus sonhos, objetivos à se concretizarem. Eu, Marilda Sant'Anna, hoje realizada, formada Bacharel em Canto Lírico pela UFRJ, deixo a minha sincera gratidão a esta professora e amiga, Juliana Franco, que contribuiu para a minha superação, e alicerce para a minha consolidação profissional. Obrigada!"

MARILDA SANT'ANNA / BACHAREL EM CANTO/ UFRJ